Havia um garotinho que tinha mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência batesse um prego na cerca dos fundos de casa.
No primeiro dia, o garoto havia pregado trinta e sete pregos na cerca. Porém, gradativamente, o número foi decrescendo. Ele descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Até que chegou o dia no qual o garoto não perdeu mais o controle sobre o seu gênio. E contou isso a seu pai, que lhe sugeriu tirar um prego da cerca por cada dia que ele fosse capaz de controlar seu gênio.
Os dias foram passando até que, finalmente, o garoto pôde contar ao seu pai que não havia mais pregos a serem tirados.
O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca. Ele disse: “Você fez bem, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma! Quando você diz coisas bravo, deixa uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida; não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.”
Uma ferida verbal é tão má quanto uma física. Amigos são joias raras. Eles fazem sorrir e o encorajam a ter sucesso. Eles sempre ouvem, têm uma palavra de apoio e sempre querem abrir o coração para você. Mantenha isto em mente antes de ficar nervoso com alguém.
Se não tivermos autocontrole, facilmente vamos explodir e falar coisas ofensivas para outras pessoas.
Por mais errada que ela esteja e por mais certo que você esteja, uma ofensa faz uma marca neste relacionamento que nenhum pedido de desculpas vai remover.
Por isso, aprenda a contar até 10 antes de responder a alguém. Se estiver de “cabeça quente”, prefira o silêncio. Depois de se acalmar, procure a pessoa e esclareça a questão.
Lembre-se: temos dois ouvidos e uma boca justamente para ouvirmos mais do que falamos!
Na JFS procuramos cultivar o respeito e o cuidado nas relações. Claro, não somos isentos à problemas de relacionamentos. Mas se isso acontece, procuramos resolver com a conversa sincera e franca. Afinal, mais que colegas, somos amigos uns dos outros!
E na sua empresa, há muitos buracos deixados por pregos da falta de paciência?
Comments